A Albras renovou a certificação internacional Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e de Cadeia de Custódia, atendendo os requisitos dentro dos novos parâmetros da ASI.

“Temos trabalhado intensamente para consolidar cada vez mais a Albras como referência na produção de alumínio primário. A renovação da certificação ASI confirma que possuímos altos padrões de qualidade e que o nosso alumínio é produzido de forma responsável e sustentável, consolidando nossa posição no mercado nacional e internacional”, comenta João Batista Menezes, CEO da Albras.

A análise para a certificação tem dois padrões: Padrão de Desempenho e Cadeia de Custódia. A primeira verifica 97 requisitos, divididos entre critérios de Meio Ambiente, Social e Governança. Entre os altos padrões, estão aqueles relacionados à transparência, meio ambiente, questões sociais, saúde, segurança, direitos trabalhistas, entre outros.

Já para Cadeia de Custódia são verificados 101 requisitos, divididos entre os elementos gerais dos sistemas de gerenciamento que as empresas precisam para efetivamente implementar a norma de Cadeia de Custódia e a Gestão de Contratados, como deve ser feita a qualificação dos insumos, e também traz aspectos de contabilidade, documentações e reivindicações.

“Tivemos diversos treinamentos para preparar a fábrica para essa nova etapa da ASI. Um deles foi de interpretação e auditor interno para os novos requisitos estabelecidos e os principais pontos envolvidos nesses padrões. Além disso, realizamos um trabalho para informar as equipes da fábrica, auditoria interna e a auditoria externa que coroou o nosso trabalho com a recomendação”, pontua o CEO.

Sobre a ASI
A ASI é uma organização global de definição de padrões e certificação sem fins lucrativos, com múltiplas partes interessadas, que trabalha em direção à produção responsável, fornecimento e administração de alumínio, seguindo uma abordagem inteira da cadeia de valor. As normas da ASI se aplicam a toda a cadeia de fornecimento, desde a mineração até os setores que usam o alumínio em seus produtos. A ASI lançou seu Padrão de Desempenho e Padrão da Cadeia de Custódia em dezembro de 2017 e em 2022 os padrões e documentos de apoio foram atualizados em após um intenso processo de revisão.