Por reconhecer o Círio de Nossa Senhora de Nazaré como uma manifestação cultural do povo paraense, a Hydro e a Albras vão realizar uma ação solidária na procissão do próximo domingo, 08, com a distribuição de água mineral aos romeiros por meio da iniciativa Voluntários em Ação.

Distribuir água nos trajetos das romarias é uma das grandes tradições do Círio. É assim que muitos fiéis pagam suas promessas e demonstram solidariedade com o sacrifício de muitos devotos que encaram os percursos árduos das procissões.

A meta dos comitês de voluntários, formado por empregados e empregadas, empresas contratadas e familiares, é distribuir 15 mil copos de água envasados, envolvendo mais de 40 voluntários e voluntárias durante toda a procissão. Os voluntários estarão concentrados, a partir das 6h, na esquina da Avenida Nazaré com a Travessa Dr. Moraes (ao lado da Assembleia de Deus), usando coletes de identificação da Hydro e Albras.

Há mais de 12 anos, o voluntariado empresarial realiza essa doação, que será retomada após um período de paralisação devido à pandemia. A ação tem o apoio das unidades do Pará: Alunorte, Albras e o escritório da Hydro em Belém, por meio dos três Comitês de Voluntariado.

A integrante do Comitê de Voluntariado da Hydro, Jecelma Silva, destaca que essa tradição será retomada este ano pelos voluntários convidados para fazer o bem neste momento especial. “Como paraense que sou, sei da grande importância e representatividade que tem o Círio. Participar de ações como essa durante a procissão é fundamental e muito emocionante. A energia que a gente sente de ver todo mundo voltado para o bem, reafirma o propósito do Voluntariado, que é o que você pode fazer pelos outros, e o tripé da Hydro que é a Colaboração, o Cuidado e a Coragem”, destaca a voluntária.

O voluntariado reúne empregados próprios e de empresas contratadas e seus familiares, que dedicam parte de seu tempo livre para fazer uma diferença positiva nas comunidades vizinhas às unidades, compartilhando conhecimento e habilidades.

“A retomada dessa ação reforça que o voluntariado vai além das áreas de operação da Hydro Alunorte e Albras e mostra que essas atividades também atendem as expectativas de empregados de outras localidades. Reforça também o quanto o Círio é importante para o povo paraense e o respeito que temos por essa cultura”, afirma a integrante do comitê de voluntariado Layana Batista, engenheira de segurança do trabalho na refinaria.

A arrecadação da água mineral em copos de 200 ml foi mobilizada por campanhas internas nas empresas, envolvendo padrinhos e outros apoiadores. Os voluntários que vão atuar nas entregas fizeram inscrição para participar.

O padrinho da ação pela Albras, Márcio Ney Souza, além de voluntário, é pagador de promessas e estará na corda do Círio no domingo. “Nós fizemos uma mobilização enorme para conseguir arrecadar cinco mil copos de água, porque achamos importante ajudar os fiéis do Círio. Fico feliz de contribuir com um evento dessa natureza e com grande significado para mim que sou devoto e há 20 anos vou na corda”, comemora o voluntário.

Maniçoba do bem - Em paralelo à ação de distribuição de água no Círio, o comitê de Voluntariado de Belém também apoiou a campanha da “Maniçoba Solidária” da Casa Ronald McDonald. Os voluntários da Hydro convidaram a Casa Ronald para ir até o escritório e fazer uma grande movimentação de vendas da comida típica produzida por eles para gerar fundos voltados à manutenção e sustentabilidade da Casa.