De um sonho de um grupo de costureiras para uma websérie. Do projeto Estilo Travessia, lançado em 2022, originou-se a websérie que mostra os bastidores do trabalho e criação de seis costureiras, em cinco episódios. São histórias de vida inspiradoras de costureiras de Barcarena que descobriram como desenvolver seu potencial artístico com muita dedicação e aulas de capacitação. A websérie foi lançada no YouTube da Hydro (https://www.youtube.com/c/HydronoBrasil).

O projeto é uma extensão do Travessia Barcarena, realizado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, que durante a pandemia da Covid-19 já havia capacitado essas profissionais para produzir máscaras faciais não médicas de proteção contra o coronavírus. A iniciativa foi crucial para promover geração de renda para essas costureiras.

Em novembro do ano passado, um grupo selecionado de 22 costureiras participaram de um workshop de processo criativo, desenvolvimento de coleção e pensamento de moda na Amazônia, com o estilista paraense Marco Normando. Normando é natural do Pará, busca em suas raízes inspirações e referências para criar peças de alta qualidade. Suas peças conversam com o consumidor contemporâneo da escolha de matérias-primas às modelagens inteligentes e acabamentos minuciosos. “Foi muito rico conhecer essas mulheres e suas histórias, mudou mais a minha vida do que a delas, com certeza. Fico feliz pela inspiração que passei para elas, um pouco do meu trabalho e por sentir de perto essa valorização da região e da cultura local, o olhar do cotidiano”, conta emocionado Normando.

As peças produzidas no workshop foram apresentadas em um desfile em que as próprias costureiras foram as protagonistas. E todo este processo de criação será apresentado nos cinco episódios da websérie, com foco em seis costureiras: Elizabeth Dias, Lúcia Tavares, Benezilda Dias, Lucineide Silva, Dolores Brabo e Lucirene Caldas, que se destacaram durante o workshop.

Além disso, a série vai mostrar a produção de dois vestidos de alta costura para a CEO da Hydro, Hilde Merete. “São histórias envolventes e únicas, contadas através do ponto de vista das costureiras. Nosso objetivo foi apresentar as pessoas que estão por trás de cada peça produzida e suas histórias de vida a fim de inspirar tantas outras mulheres a acreditarem em seu potencial.  É importante destacar que o Fundo de Sustentabilidade Hydro tem buscado ir além de suas ações sociais, conhecendo e valorizando cada pessoa que tem interesse em desenvolver uma atividade, impulsionado pela atuação da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) e o trabalho da Rede Todos pelo Trabalho para garantir capacitação, emprego e renda para a população de Barcarena”, comenta Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

Histórias de superação

Uma das costureiras participantes é Lucirene Caldas, que aprendeu aos 12 anos, com a madrasta, os primeiros passos da costura, somente observando. E aos 18 anos ela procurou se aprimorar, por meio de cursos, e começou a fazer pequenas produções para a família, até trabalhar como profissional em malharias. “Meu foco sempre foi roupas de malharia, nunca pensei em fazer roupas de alfaiataria e aprendi detalhes da alta costura que não conhecia. Participar do Travessia no início, com a produção das máscaras num momento tão difícil, e depois com o workshop, foi transformador”, conta emocionada Lucirene.

Para Dolores Brabo, outra costureira participante, o aprendizado foi além da costura, incluiu a amizade e parceria construídas. Ela aprendeu a costurar com a mãe, aos oito anos, fazendo roupas de bonecas, e com 15 anos começou a fazer suas próprias roupas. “Quando fui selecionada para ser treinada por um renomado estilista, que dedicou uma parte do seu tempo para nos ensinar, com muita atenção, me senti muito prestigiada. Eu tenho um sonho de montar meu ateliê e vender as minhas criações. E com este aprendizado vejo meu sonho cada vez mais próximo. A costura é uma terapia para mim e inspiração, pois quanto mais eu costuro, mais vem a inspiração para novas criações”, diz Dolores.

Maria Elizabeth Dias, mais conhecida como Beth, mora em Barcarena há 25 anos, e aos 10 anos começou a se interessar pela costura ao observar a tia. Também aprendeu o básico só acompanhando a produção da tia, e quando adulta trabalhou em ateliê, produzindo alta costura. Com o Travessia ela confeccionou mais de 5 mil máscaras, com a ajuda dos netos. “A costura é tudo para mim. E o Travessia foi uma salvação para muitas costureiras na época da pandemia. Eu me vi em casa, trancada, sem renda, e com três netos adolescentes para cuidar. Foi quando conheci o projeto e resolvi envolver eles para a produção ser maior. E foi maravilhoso, pois me aproximou muito deles, passamos muitos dias conversando, eles ouvindo minhas histórias e eu aprendendo mais sobre os gostos deles. Em que outro momento teria essa oportunidade? Além do ganho financeiro”, destaca Beth.

Sobre o estilo Travessia

O Estilo Travessia é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro, com apoio da Hydro, da Albras e do programa Todos pelo Trabalho, e execução da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). Por meio da exposição dos trabalhos das costureiras de Barcarena, ele pretende reforçar o compromisso do trabalho em rede, no intuito de garantir capacitação, emprego e renda para a população de Barcarena e impulsionar ainda mais o trabalho das costureiras beneficiadas pelo projeto Travessia Barcarena.

Sobre o Projeto Travessia Barcarena

O projeto foi criado em 2020 para oferecer a oportunidade de geração de renda para as famílias que enfrentavam dificuldades financeiras diante da pandemia da COVID-19, em Barcarena. A iniciativa foi articulada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) junto a parceiros financiadores, parceiros implementadores e parceiros locais, e consistiu em duas frentes de atuação: a geração de renda para agricultores familiares cuja produção foi adquirida e se converteu em doação de alimentos para a população; e outra frente voltada à confecção de máscaras de proteção facial e que também foram distribuídas gratuitamente às comunidades mais afetadas pelo contágio.

O Travessia teve suas ações e instrumentos em consonância com a estratégia de desenvolvimento do programa Todos pelo Trabalho, cujo objetivo é contribuir com iniciativas de apoio e fomento ao emprego, trabalho e renda em Barcarena. A integração da ação com a Iniciativa Barcarena Sustentável também foi uma solução desejada, uma vez que a reunião de cidadãos e organizações da sociedade focada no debate e construção de soluções para o desenvolvimento potencializaria o alcance do projeto, na frente de distribuição das máscaras.

Dentre os objetivos alcançados estão a potencialização das iniciativas empreendedoras das costureiras; consolidação de uma rede de costureiras com impacto no contexto da confecção e costura em Barcarena e formação e treinamento das práticas do universo da confecção e costura. O investimento do Fundo no projeto Travessia foi em torno de R$ 2,5 milhões, com 1.350 famílias e aproximadamente 6.750 pessoas beneficiadas com doações de alimentos; produção de 168 mil máscaras não médicas; remuneração de 73 costureiras e cerca de 70 mil pessoas beneficiadas com a doação de máscaras.