Desde menino, Antônio Pamplona tinha vontade de ser poliglota. De família humilde, ele chegou a guardar dinheiro para poder pagar o curso de inglês. “As finanças apertaram e eu constituí família aos 19 anos, precisava sustentá-los, então o sonho ficou para outra vez, mas aquela vontade nunca saiu de mim”, conta.

Hoje, Antônio tem 67 anos e vende boias e brinquedos na praia do Caripi, no município paraense de Barcarena, onde mora há mais de 20 anos. Na última quarta-feira, 21, ele e mais 39 colegas ambulantes participaram da cerimônia de formatura do projeto Ambulante Caripi, onde aprenderam noções básicas de vendas, marketing, gestão da produção, além, é claro, do curso de inglês básico. “Aos 67 anos, me procuraram ali na areia da praia e me trouxeram para a sala de aula onde aprendi um pouco desse idioma maravilhoso. Agora, eu uso no meu trabalho para atender turistas de todo lugar. Está valendo muito a pena”, conclui.

O Projeto Ambulante Caripi foi aprovado no primeiro edital de chamada de projetos promovido pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), por meio do apoio à Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). Realizado pela Microlins de Barcarena, só foi possível iniciar as atividades em 2021 devido à pandemia. “Mais que um financiador, o FSH busca contribuir para o desenvolvimento da cidade para que os moradores sejam os pioneiros, os protagonistas daquilo que querem para si e para Barcarena. Até então, esses pais e mães de família que trabalham informalmente não tinham um olhar para eles, uma capacitação direcionada e o projeto contribuiu para que eles se entendessem como um grupo e a importância do trabalho em equipe”, conta Milene Maués, gerente de parcerias do Fundo.

Ela se refere, entre outros, à criação da Associação dos Ambulantes de Barcarena (AAMBARC), entidade organizada pelos participantes do curso cuja documentação oficial foi apresentada na cerimônia de formatura. Para Daiane Costa, diretora da Microlins, o resultado é inesperado e muito positivo: “Nossa pretensão inicial era criar uma visão empreendedora e eles foram além, se uniram e fundaram sua própria associação, fecharam parcerias e estão buscando a continuidade da qualificação para todos. Hoje são 40 formandos. Ao longo do projeto, mais de 70 ambulantes passaram pelas capacitações, que foram mais de 200. Esse projeto tem algo a mais, ele traz o apoio à informação: sim, estamos encerrando um ciclo, mas há uma fase muito bonita pela frente para cada um deles. Trabalhar com educação é isso: transformar vidas.”

Uma dessas vidas foi a da cozinheira Dulce Vieira, moradora da Vila dos Cabanos. “Moro em Barcarena desde 2016 e me apaixonei pelo Caripi. É um paraíso. E essa foi a primeira vez que participei de uma qualificação dessas. Foi maravilhoso, sempre gostei de fazer cursos, buscar conhecimento, aprender. Espero que tenhamos sempre essas oportunidades, pois vou aproveitar”, comenta.

Sobre o projeto

O Projeto Ambulante Caripi leva qualificação, informação, conhecimento e apoio para uma parte da sociedade civil menos favorecida, com baixa escolaridade e baixa autoestima, além de proporcionar oportunidades, organizar e padronizar o comércio da Praia do Caripi, um dos principais pontos turísticos do município de Barcarena, gerando uma visão empreendedora, associativa e sustentável nos ambulantes.

Ele foi selecionado no primeiro edital do Fundo de Sustentabilidade Hydro, que garantiu um investimento total no valor de R$ 730 mil para projetos na região, beneficiando, aproximadamente, 300 famílias. O Fundo de Sustentabilidade Hydro é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2019, quando as empresas Hydro, Albras e Alunorte uniram esforços em torno da construção de um futuro melhor e mais sustentável para a cidade de Barcarena. Para saber mais sobre o FSH e seus projetos e editais acesse: https://fundosustentabilidadehydro.org